segunda-feira, 3 de julho de 2017

O Imperialismo (neocolonialismo)

A ambição de Cecil Rhodes era construir uma ferrovia que ligasse o Cairo, no Egito, à Cidade do Cabo na África do Sul.

O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse... Sustento que somos a primeira raça do mundo e quanto mais do mundo habitarmos, tanto melhor será para a raça humana ... Se houver um Deus, creio que Ele gostaria que eu pintasse o mapa da África com as cores britânicas. (Cecil Rhodes)

O Imperialismo foi uma política de domínio das potências europeias sobre o continente africano e asiático no final do século XIX. Os principais objetivos dessa política de dominação era a busca de fonte de matérias-primas e a formação de mercado consumidor para os produtos das fábricas dos países industrializados europeus.
O Imperialismo europeu sobre os continentes da África e da Ásia afetou profundamente o modo de vida das populações nativas.
A Conferência de Berlim, realizada entre 15 de novembro de 1884 a 26 de fevereiro de 1885, definiu a divisão do continente africano entre as potências europeias. A partir de então, todo o continente passar a ser extremamente explorado pelas nações desenvolvidas da Europa.

Charge retratando a partilha da África por Otto von Bismarck
Para exercer esse domínio, os europeus  criaram discursos para legitimar a completa transformações das sociedades africanas e asiáticas sob o rótulo do fardo do homem branco.
1- levar a civilização europeia para os povos africanos e asiáticos que eram considerados bárbaros.
2- o homem branco era superior biologicamente aos povos africanos e asiáticos, por isso tinha o direito de dominá-los.
3- proceder a uma política de imigração de parte da população das potências europeias para os continentes africano e asiático como medida para evitar conflitos sociais nas metrópoles.

Mapa da África durante a época Imperialista

0 comentários:

Postar um comentário