sábado, 17 de junho de 2017

A Guerra Fria (1949-1991)

INTRODUÇÃO
A Guerra Fria foi um conflito ideológico entre Estados Unidos e União Soviética surgido após à Segunda Guerra Mundial. As duas nações saem desse conflito como superpotências e passam a disputar a supremacia geopolítica. Durante a Guerra Fria o conflito entre americanos e soviéticos aconteceu de forma indireta, pois um conflito direto envolveria o uso de armas nucleares. Durante esses anos, havia o medo de uma Terceira Guerra Mundial que poderia exterminar a humanidade.
Como conflito ideológico, a Guerra Fria se destacou pela interferência de americanos e soviéticos nos conflitos de descolonização das nações africanas e asiáticas, pela corrida armamentista, pela corrida espacial, pelas disputas nas olimpíadas pela supremacia esportiva e pela propaganda sobre a superioridade dos sistema capitalista e soviético. Além desses aspectos, a Guerra Fria tinha como símbolo máximo o Muro de Berlim que foi construído em 1961.
O conflito ideológico
Estados Unidos e União Soviética saem da Segunda Guerra Mundial como as grandes vencedoras do conflito. Após a derrota da Alemanha Nazista, americanos e soviéticos começam a negociar a formação de uma nova ordem mundial para o pós-guerra. As conferências de Postdam e de Ialta começam a definir um mundo bipolar onde americanos e soviéticos definem os rumos do mundo.
O mundo passou a  ser organizado em áreas de influências americana e soviética, onde cada um desses países buscavam manter e ampliar essas suas áreas de influência.

 A conferência de Ialta definiu os rumos da geopolítica no pós-guerra

A formação da Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN
Em 1949, é formada a Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN. Essa organização militar agrupava os países da Europa Ocidente e Canadá, liderados pelos Estados Unidos, contra uma possível invasão militar soviética.
 Em 1955, os soviéticos, juntos com os seus aliados, criam o Pacto de Varsóvia que era uma aliança militar para conter um ataque dos Estados Unidos e seus aliados da Otan.
 Bandeira da OTAN
Ambas as alianças militares estavam preparadas para um possível confronto militar que envolvesse armas nucleares.
Globo terrestre representando os países membros da OTAN

Mapa destacando as alianças militares da OTAN (azul) e do Pacto de Varsóvia (vermelho)

A corrida armamentista
Até 1949, os Estados Unidos pensavam que tinham o monopólio da bomba atômica, mas nesse ano os soviéticos surpreenderam o mundo com a realização de seu primeiro teste nuclear.
Os soviéticos haviam conseguido, por meio de espionagem, a tecnologia da fabricação desse tipo de arma. A partir desse momento, começa uma competição entre os dois países para a produção de armamentos mais avançados para superar a nação inimiga.
Americanos e soviéticos vão produzir, nos anos da Guerra Fria, uma grande quantidade de armamento para conseguir a supremacia militar. Para se manter na frente nessa corrida, ambos os países vão recorrer a espionagem.
Submarinos nucleares foram desenvolvidos por americanos e soviéticos para lançar mísseis nucleares. (submarino soviético da classe typhoon).

Submarino da classe Ohio em concepção artística lançando mísseis tomarawk.
Nesse período também ocorreram teste nucleares que tinham o objetivo de demonstrar o poder de destruição dos artefatos nucleares.

A corrida espacial
Outro aspecto importante da Guerra Fria foi a corrida espacial entre EUA e URSS. Soviéticos e americanos desenvolveram avançada tecnologia espacial para fins militares e de propaganda política. Nessa corrida, os soviéticos saem na frente pois eles lançaram em 4 de outubro de 1957 o primeiro satélite artificial, o Sputnik I. Em 3 de novembro de 1957, os soviéticos lançaram o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika.  Infelizmente, Laika não sobreviveu ao voo. Em 12 de abril de 1961, os soviéticos conseguem lançar ao espaço por meio do foguete Vostok o cosmonauta Yuri   Gagarin. Esse fatos, colocaram os soviéticos na frente na corrida espacial (sobre o programa espacial soviético veja o vídeo clicando aqui).

Os americanos desenvolveram ambiciosos projetos especiais para rivalizar com o projeto especial soviético. Os americanos desenvolveram o programa Mercury e Apollo. Com a Apollo 11, 20 de julho de 1969, os americanos conseguem a grande vitória sobre os soviéticos com a chegada do homem a lua.
Nos anos 1980, os americanos dão prosseguimento ao projeto dos ônibus espaciais, sendo que os soviéticos desenvolveram um projeto concorrente, chamado de Buran.

 Na próxima postagem vamos discutir outros aspectos da Guerra Fria, como os conflitos árabe-israelense, a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã e os movimentos de independência da África nos anos 1960 e 1970.